Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

RAFAELTALENTO E AUTENTICIDADE, CÁ DENTRO DA NOSSA PORTA.

O espetáculo musical “A arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa”, realizado no domingo 18.01.2015, entrou para história do centenário Teatro Santa Isabel, na capital pernambucana.

O texto de apresentação do evento, registrado no folder “21º Janeiro de grandes espetáculos”, registra duas definições dadas pela imprensa europeia para Maria Dapaz: “Uma voz de fogo vinda do Brasil” e “Um continente inteiro na voz”. Estas avaliações merecidas legitimam nossa menina para trazer do além-mar a rica obra da eterna musa do fado e reproduzi-la ao seu modo.

Nossa poetisa e cantora maior na abertura do show declarou-se fascinada pela obra da cantora portuguesa, desde sua infância, e afirmou: “Este trabalho não é uma caricatura de uma obra consagrada é uma adaptação com meu jeito e
com meu sotaque”.

Somente artistas com gabarito de uma Fernanda Montenegro ou de uma Marília Pera podem assumir uma responsabilidade desta. Com este espetáculo Maria Dapaz nivela-se à consagrada dupla. Os perfeitos arranjos em parceira com Mahatma Costa elevam o valor da obra reproduzida com o cheiro do Pajeú.

O Teatro Santa Isabel foi perfumado pelas rosas de “Júlia Florista”. Beto do Bandolim e Tonfil juntaram-se a Maria Dapaz e a Mahatma Costa para interpretarem “Só nós dois é que sabemos”, a interpretação hipnotizou o público no primeiro momento e no encerramento do espetáculo. O quarteto pernambucano fez o público vibrar e aplaudir de pé momentos raros de perfeição musical.

No repertório também foram incluídas, entre outras, as músicas: “Tudo isto é fado”, “Cheira a Lisboa”, “Coimbra”, “Nem as paredes confesso”, “Tiro liro liro”, “Canção do mar”, “Ai Mouraria” e “Foi Deus”. Não tenho dúvida que Amália Rodrigues vibrou com as versões apresentadas por Maria Dapaz, a energia que imperou no ambiente sustenta esta tese.

Quando encerrar a turnê em nosso país o público fará uma releitura do talento de Maria Dapaz e os parceiros de palco ganharão a visibilidade merecida uma vez que a idealizadora reconhece a importância deles em suas intervenções durante o show, dando ênfase ao trabalho de equipe.

Ao ganhar o mundo, especialmente a Europa, o espetáculo criará um ambiente fértil para comemoração do centenário de Amália Rodrigues, em julho de 2020.

Até lá os amantes de obras musicais merecedoras de aplausos vibrarão com Maria Dapaz, Mahatma Costa e convidados pelos palcos da vida. Segundo a amiga Leni, nós que tivemos o privilégio de está presente no show de 18.01.2015, temos motivos para agradecer a Deus pelo talento dos músicos e da equipe de produção.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários