Na oficina, que tem como público-alvo realizadores, produtores audiovisuais, cineclubistas, pesquisadores e educadores, será apresentado o edital 2014/2015 com detalhes sobre a elaboração de projetos, além disso os facilitadores esclarecerão as dúvidas dos participantes.
O Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, realiza uma capacitação para a elaboração de projetos culturais, neste dia 22, às 18h30min, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, voltada para produtores culturais na área de cinema, que queiram concorrer ao 8º edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco, pertencente ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura.
Na formação, os participantes aprenderão a preencher o formulário padrão com as exigências para a habilitação do projeto, e ficarão por dentro das mudanças no edital que, nesta edição, ganhou reforço do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, da Agência Nacional de Cinema – Ancine, e vai disponibilizar R$ 20.050.000,00 (vinte milhões e cinquenta mil reais) para proponentes residentes em Pernambuco há, pelo menos, um ano e que tiverem o Cadastro de Produtor Cultural – CPC atualizado.
As inscrições foram abertas em 17 de dezembro e seguem até 4 de fevereiro. Os projetos devem se enquadrar em alguma das categorias e linhas de ação que contemplem filmes de longa-metragem e de curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras, prensagem e distribuição de produtos pernambucanos), projetos de preservação e cineclubes.
Para o secretário de Cultura e Esportes de Salgueiro, Bruno Feitosa, este é um investimento direto que chega ao município fomentando tanto a produção quanto o acesso do público ao cinema. Ele lembrou que na edição 2013/2014, ‘A Segunda Mostra de Cinema e Musica de Salgueiro’, que será realizada neste ano de 2015, foi uma das propostas aprovadas pelo Funcultura. “Além de manter a mobilização e o estímulo, a gente monta grupos de trabalho -GT para que as dúvidas sejam tiradas e dá apoio em toda a questão logística de envio de Sedex, impressão e telefone”, explicou o secretário.