Um assalto chocou os moradores da tranquila cidade de Correntes, no Agreste do estado, a 281 km do Recife, na madrugada desta sexta-feira (30). Por volta das 3h os ladrões roubaram e queimaram caminhões carregados de galinhas vivas.
Eles usaram os veículos para bloquar os principais acessos à cidade, pela PE-218 e pela BR-424, dificultando a chegada da polícia. Em seguida, os bandidos explodiram e arrombaram duas agências bancárias, localizadas na Praça Agamenon Magalhães. Durante a ação o grupo chegou a fazer reféns e duas pessoas foram baleadas. O último assalto a banco na cidade aconteceu há mais de 20 anos.
Segundo testemunhas, mais de 20 homens, armados com fuzis e cobertos com roupas e capus pretos, se dividiram em motos e pelo menos quatro carros. Eles teriam carbonizado os veículosn e em seguida usaram explosivos para entrar nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco. Nesta manhã, a agência do Bradesco foi interditada, porque uma dinamite foi encontrada no local.
Segundo um morador, que não quis ser identificado, o dono de um dos caminhões, ao saber do roubo, teria se deslocado em direção à delegacia, quando foi surpreendido pelos bandidos na rua. Ao tentar fugir, o homem teria sido baleado no braço e sua esposa na perna. O filho do casal, que também estava no carro, saiu ileso. O casal não corre risco de morte.
Ainda de acordo com o morador, um ônibus que fazia transporte de pacientes em tratamento com destino ao Recife foi parado e os passageiros foram usados para ficar na frente da agência, impedindo a entrada de outras pessoas durante a ação.
“Os carros e motos ficavam passando e a gente se sentindo como prisioneiro, dentro de casa. Foi uma madrugada de correria, tiros e gritaria. Ninguém esperava por isso”, conta o morador da cidade. Ele diz ainda, que hoje é dia de pagamento no municípios e que um carro forte havia abastecido os bancos no dia anterior. “Foi tudo muito bem planejado”, opina.
Durante a fuga, os bandidos chegaram a trocar tiros com a polícia, mas conseguiram levar o dinheiro. O valor roubado não foi informado.
Agentes da Delegacia de Polícia da 144ª Circunscrição, responsável pelas investigações, foram ao local do crime nesta manhã, para colher maiores informações com transeuntes e testemunhas. Ainda não há pistas sobre os autores do assalto.(Maira Baracho – Diario de Pernambuco)