O candidato esquerdista e ex-presidente Tabaré Vázquez foi eleito, neste domingo (30), o sucessor de José Mujica no Uruguai. Vásquez venceu Luis Lacalle Pou, candidato de centro-direita, no segundo turno das eleições presidenciais no país. O novo mandato começa em 1° de março de 2015.
De acordo com o jornal “El Observador”, Vázquez é o presidente mais votado dos últimos 70 anos, considerando os votos válidos. Com a vitória, este será o terceiro mandato consecutivo da Frente Ampla no país.
De acordo com a Corte Eleitoral do Uruguai, com 100% das seções apuradas, Vázquez somava 1.226.105 votos (53,6%) contra 939.074 (41,1%) do candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou. Tabaré Vázquez, socialista e oncologista de 74 anos, já foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010.
Em seu primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados provisórios, Vázquez pediu um grande acordo nacional para atender a áreas-chave como segurança, educação, saúde e infraestrutura.
“Em termos de desenvolvimento econômico e social legítimo e duradouro é fruto de (…) trabalhos compartilhados. Isto implica diálogos e acordos entre todos os setores e em todos os âmbitos da sociedade sobre temas vertebrais da agenda do país”, declarou.