O secretário de Saúde de Sertânia, Antônio Carlos Santana, abriu oficialmente, ontem (17), o II Seminário de Promoção a Saúde e Prevenção de Violências e a II Amostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica. A abertura teve a participação da Banda Musical Sebas Marino, comanda pelo Maestro Charuto.
Os eventos, que acontecem simultaneamente e fazem parte das ações prioritárias e estratégicas do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016, estão sendo realizados no Auditório da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos (ETE), com a participação de profissionais de saúde, alunos do Curso Técnico de Enfermagem e vários outros atores sociais.
Neste primeiro dia de trabalho, foi realizada a palestra A Importância sobre as Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), proferida pela Gerente de Vigilância de DANT e Promoção da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, MarcellaAbath. Em seguida, a coordenadora dos eventos, Alaíde Menezes, falou sobre a instituição pública como promotora da cultura de paz e prevenção de violência. Foram criados três grupos de trabalho para debater os temas: Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e Núcleo de Promoção a Saúde e Prevenção de Violências (Comitês).
Nesta quinta-feira (18), segundo e último dia dos eventos, haverá a apresentação dos trabalhos realizados nos grupos, além da composição dos comitês.