Home » Sem categoria » SERRA TALHADA DECRETA GUERRA A DENGUE E A FEBRE CHIKUNGUNYA: SABADO (6) É O DIA “D” DA CAMPANHA

SERRA TALHADA DECRETA GUERRA A DENGUE E A FEBRE CHIKUNGUNYA: SABADO (6) É O DIA “D” DA CAMPANHA

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS), através do Núcleo de Vigilância em Saúde, anunciou para o próximo sábado (6) o dia D no combate a Dengue e a Febre Chikungunya.

Segundo o coordenador do Núcleo e secretário executivo da SMS, Aron Lourenço, o período de estiagem, e o grande número de depósitos de água a céu aberto, formam o ambiente propício para rápida propagação do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.

“Mais de 90% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências e isso fragiliza o trabalho do Programa de controle destas doenças”, explica Aron e continua: “a Vigilância vem atuando de forma ativa. Diariamente buscamos acompanhar a evolução dos casos detectados e redobramos ainda mais nossa atenção com a chegada do vírus da febre Chikungunya no estado”, informa.

As mobilizações se tornaram rotina no município, inclusive na triagem dos casos suspeitos, com disponibilização de hemograma com contagem de plaquetas e agilidade no resultado.

O Laboratório Municipal José Paulo Terto realiza o diagnostico da Dengue para os 10 municípios que compõem a XI Geres, no caso dos suspeitos da febre Chikungunya, serão encaminhados para o Laboratório Central de Pernambuco (LACEN).

Focado em manter Serra Talhada afastada de um surto, A Prefeitura, através da SMS montou uma força tarefa, com a participação de mais de 80 profissionais e voluntários, entre eles, coordenadores, técnicos e ACE (agentes de Controle de Edemias), ACS (Agentes Comunitários de Saúde), enfermeiros, profissionais da Secretaria de Serviços Públicos,  e neste sábado  declara guerra ao mosquito Aedes aegypti com ações nas residências com resultados positivos. As ações da força tarefa da SMS se concentrar]ao nos bairros do Mutirão e Cohab, “os que apresentaram números mais vulneráveis”, disse Aron, lá serão realizadas busca ativa de casos suspeitos, um mutirão de limpeza com retirada de entulhos dos terrenos baldios e quintais, ações educativas, mostrando a população a importância de se evitar objetos tipo embalagens plásticas de margarina, garrafas pet, copo descartável, pneus, latas e putros materiais que permitam o acúmulo de água. Esses objetos são potenciais criadouros do mosquito transmissor da Dengue e Chukungunya.

“Manteremos atualizados semanalmente os meios de comunicação, profissionais de saúde, educação e outros sobre a situação epidemiológica do município sobre estas questões, e lembramos que este é um trabalho que tem como principal parceiro a população, sem a participação popular dificilmente teremos êxito”. Informou Aron.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários