A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta segunda-feira (15), no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac (Eremob), a formatura dos alunos dos programas de alfabetização e correção de fluxo — Se Liga e Acelera Brasil.
O Se Liga alfabetiza crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Ao ser alfabetizado, o aluno pode retornar às turmas regulares ou frequentar o Acelera Brasil.
Já o Acelera Brasil combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de alunos na primeira fase do Ensino Fundamental. Em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária.
Em Sertânia, 106 alunos participam dos projetos Se Liga e Acelera Brasil, com turmas nas escolas Etelvino Lins e Agrícola, no centro do município; Escola José Sérgio Veras, povoado de Cruzeiro do Nordeste; Alcides Lopes de Siqueira, distrito de Albuquerque Né e Laura Alves Feitosa Chaves, no Povoado de Algodões.