A Saúde em Sertânia avançou muito o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O resultado é o repasse pelo Ministério da Saúde de R$ 319.321,49 para o município através do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
Pela primeira vez na história do município, profissionais de todas as equipes da Atenção Básica (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), conseguiram alcançar as metas preconizadas pelo PMAQ, como pré-natal, prevenção do câncer do colo de útero, saúde da criança, controle da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus, saúde bucal, saúde mental e doenças transmissíveis.
Os recursos serão investidos para melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela Saúde na atenção básica (20%) e na premiação dos profissionais a título de incentivo (80%).
“Tivemos 100% de certificação. As oito UBSF inscritas no PMAQ conseguiram alcançar as metas estabelecidas. As unidades da Cerâmica e do Ferro Velho/Ferro Novo não participaram do programa por terem sido implantas este ano e o ciclo do PMAQ se dá a cada dois anos. No segundo semestre do próximo ano vamos inscrevê-las e, certamente, também vão receber o prêmio a título de inventivo”, afirmou Tatiana Rodrigues, Coordenadora da Atenção Básica de Sertânia.