As cinco universidades pernambucanas (UNICAP, UFPE, UFRPE, UPE e UNIVASF) lançam, nesta terça-feira, um convênio inédito de cooperação interuniversitária. A medida pioneira no país promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as instituições, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. A solenidade de lançamento “Pernambuco Universitas” está marcada para as 9h, no Salão Receptivo da Católica, com a presença dos cinco reitores.
Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o consórcio, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.
A ideia surgiu a partir da participação conjunta dos reitores das cinco universidades no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, a convite do então governador Eduardo Campos. A criação de um modelo de atuação consorciada entre as universidades pernambucanas foi inspirada no Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação acadêmica entre as universidades de Pernambuco e as principais universidades de Toulouse, na França, assinado no dia 12 de dezembro de 2013, em Brasília, com a presença do presidente francês, François Hollande, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A atuação consorciada foi implantada com sucesso na França, na região do Midi-Pyrénées, onde o conjunto das principais universidades e instituições de ensino originou o consórcio denominado Université de Toulouse. Essa iniciativa regional teve repercussão em toda a França, contribuindo para a edição de uma Lei Nacional sobre o Ensino Superior e a Pesquisa, com o objetivo de transformar os Polos de Pesquisa e Ensino Superior em Comunidades de Universidades e Estabelecimentos de Ensino.