A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonose, diante do alto número de casos de Leishmaniose detectado quando da Campanha de Vacinação antirrábica em cães e gatos e, atendendo solicitações da população, resolveu estender o atendimento e desenvolveu uma campanha que circulará pelos principais bairros da cidade.
Neste sábado as equipes do Zoonose e do Núcleo de Vigilância estarão das 8 às 12 horas na Academia das Cidades do bairro do Ipsep. No local, estarão fazendo testes rápidos da Leishmaniose e também aplicando vacina antirráica em cães e gatos.
O secretário adjunto da Saúde, Aron Lourenço tranquiliza a população. “Existe boatos circulando de um surto de Leishmaniose na cidade, isso não procede. É certo que existe um numero elevado de animais com a doença, isso acontece porque a população não vinha testando seus animais, agora, quando tomamos essa iniciativa detectamos um número que realmente nos preocupou, por este motivo estamos com esta campanha de bairro em bairro”, disse Aron, que informou ainda que a SMS fez parceria com o LACEN-PE e está capacitando os profissionais de laboratório para diagnósticos de Leishmaniose visceral canina pelo método ELISA, “isso melhora mais ainda a nossa resolutividade”, comemorou Aron.