O próximo sábado (22) é o segundo Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que começou no dia 8 e segue até o dia 28 deste mês. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) estarão vacinando, das 8h às 17h. As crianças, que já tomaram a vacina desta campanha, que teve o sábado (15) como o primeiro Dia ‘D’ de vacinação, não precisam mais ser imunizadas.
No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. A vacina tríplice viral protege também contra a caxumba e a rubéola.
A campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano no Ceará e em Pernambuco em razão de casos identificados em ambos os estados em 2013 e 2014.
O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.