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OPINIÃO DO PERNINHA

O déficit educacional

Relatar a precariedade da educação como um dos principais problemas do País já se tornou lugar comum entre os brasileiros. E esta opinião não se refere apenas a determinadas regiões, mas ao Brasil como um todo. De fato, o sistema educacional brasileiro não tem sido capaz de preparar os jovens para compreender textos simples, executar cálculos aritméticos básicos e realizar outras ações que deveriam ser feitas pelas escolas fundamentais.
É sabido por todos que investir em educação é a única forma de tornar o Brasil um país desenvolvido. Sem educação é impossível manter uma economia em pleno desenvolvimento. A educação é o ponto de partida para qualquer construção do futuro.
Recentemente foram publicados três indicadores sobre a educação e, mais uma vez, os resultados gerais ficam abaixo das metas modestas estabelecidas pelo governo federal. Houve estagnação no Ensino Médio; de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando falamos em gastos com os alunos, o Brasil fica atrás de países como México e Chile; e diminuiu o número de formandos no Ensino Superior que recuou 0,2% no total de matrículas no último ano, principalmente devido a redução da oferta de vagas à distância. O mesmo aconteceu com o número de concluintes, que caiu 5,7% entre 2012 e 2013.
Em Pernambuco, os dados do Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB), mostraram uma grande escalada do estado no ranking nacional do ensino médio, passando da 16ª para a 4ª colocação. Já em Minas Gerais, há escolas que estão por vários anos entre as melhores e o segredo é simples: todos os projetos obedecem a um diagnóstico contínuo, dentro de um planejamento bem feito e avaliação permanente.
Tem uma frase do educador Paulo Freire que diz: “Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”. O primeiro passo para melhorar o nível das nossas escolas é através da melhoria dos nossos professores. São eles que vão garantir a conjugação de quatro verbos capazes der manter o bom desempenho dos alunos e mudar a educação no Brasil: planejar, monitorar, avaliar e corrigir.
A oferta de ensino de qualidade é prevista pela Constituição, no entanto, não há punições previstas para o descumprimento da lei. A educação brasileira só será considerada boa quando garantir a todos o direito de aprender e para isso é preciso a colaboração da União, estados e municípios. Ao mesmo tempo é preciso que se faça mais investimentos e que as verbas destinadas à educação sejam utilizadas de forma eficiente.
 O Brasil tem pressa e o défcit educacional tem que ser sanado com urgência. A não ser, é claro, que queiramos insistir no modelo que aí está para vermos aonde chegaremos.

Danizete Siqueira de Lima


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