O prefeito de Serra Talhada Luciano prestigiou, nesta terça-feira (25) a Oficina de Pactuação Metodológica promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) juntamente com a Secretaria da Mulher de Serra Talhada (SEMU) no Auditório do Hotel São Cristóvão, justamente no dia Mundial da não violência contra a mulher. O encontro reuniu cidades de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Serra Talhada encabeça o grupo Pernambucano, que tem ainda: Calumbí, Salgueiro, Carnaíba e Tabira. Além deste, também foi selecionado pela CNM e União Europeia o bloco de cidades Potiguares, são elas: Santana do Matos, Caicó, Jucurutu, Florânia e Parelhas. Compareceram como convidados, os municípios Cearenses de Jardim, Crato, Pena Forte e Barbalha, que compuseram bloco eliminado na fase anterior.
Localizados na região Nordeste, estes municípios foram escolhidos por atenderem aos critérios estabelecidos pela CNM e União Européia e servirão de pilotos na execução do projeto “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres” a nível nacional. As capacitações iniciadas na manhã desta terça-feira (25) estão previstas para serem concluídas em abril de 2016. O objetivo dos encontros é o intercambio entre os grupos e suas respectivas lideranças, como o propósito, principalmente de incitarem e apoiarem o desenvolvimento de novas políticas e programas de proteção e segurança das mulheres.
Embora não tenha aporte financeiro, o Prefeito reconheceu a importância da parceria: “Olha, políticas nem sempre representam recursos. Política é metodologia, é conhecimento, a forma de desenvolver uma atividade, que fortaleça as políticas voltadas para as mulheres, então ,serão tratados a questão da violência, da Educação, da Saúde, da juventude e fundamentalmente todas aquelas ações que possam fortalecer o convívio da mulher na sociedade para que evite a violência e que se promova a inserção no mercado de trabalho, aquilo que a gente sempre pregou, a igualdade de homens e mulheres, vai acontecer exatamente por que estas políticas e metodologias desenvolvidas pela CNM, juntamente com a União Europeia, que financia este investimento em Serra Talhada, vem se somar ao interesse de Serra Talhada e de toda uma região que está sedenta deste conhecimento, então não é o dinheiro e sim o conhecimento, por que conhecimento é a base do desenvolvimento e tenho certeza absoluta que a partir destas oficinas metodológicas nós vamos avançar muito na qualidade de vida das mulheres de Serra Talhada e de toda região”, enfatizou Luciano Duque.
Além da presença do Poder Executivo Municipal, também estiveram presentes o Ministério Público de Pernambuco (MPPE),com seu Núcleo de Atenção a Mulher, Conselho da Mulher e Sociedade Civil.
Márcia Paterno Jopperp, da equipe da CNM, informou que ficarão no município durante toda semana e manterá contato com todos os equipamentos que desenvolvem políticas em favor da Mulheres. “Esse é o início do nosso trabalho, conforme anunciamos anteriormente ( no dia 05 passado), quando estivemos aqui para formatar o projeto. Estas oficinas continuarão acontecendo até abril de 2016, quando está previsto a conclusão de todo esse processo”, disse ela.