O ex-presidente Lula manifestou, na manhã desta quinta-feira (20), pesar pela morte do seu ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Por meio de nota divulgada pelo Instituto Lula, o ex-presidente e a sua esposa, Marisa Letícia, destacaram a perda de “um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país”.
Bastos foi ministro da Justiça durante o primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2007. O ex-ministro estava internado desde a última terça-feira (18) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de uma doença crônica nos pulmões. O último boletim médico afirma que Bastos tinha passado por um tratamento para descompensação de fibrose pulmonar. Ainda não há confirmação sobre data do velório e enterro do ex-ministro.
Nota divulgada pelo instituto Lula
O Brasil perde hoje não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país. Em particular, nós perdemos um amigo.
Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei e um advogado apaixonado pela ideia de um Brasil melhor. Foi um homem raro e que muito contribuiu para mudar a história do país. Sua atuação como ministro foi fundamental para o combate ao crime e a garantia do cumprimento da Lei.
Compartilhamos este sentimento de perda com sua esposa Maria Leonor de Castro Bastos, sua família, amigos e tantos admiradores que Márcio Thomaz Bastos fez ao longo da vida.
Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia
(Diario De Pernambuco)