Home » Sem categoria » GOVERNO LANÇA 2º CICLO DE CAPACITAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL PARA MUNICÍPIOS

GOVERNO LANÇA 2º CICLO DE CAPACITAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL PARA MUNICÍPIOS

Dos 185 municípios do Estado apenas um terço possui uma pasta destinada à gestão de meio ambiente. Diante desta realidade, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove o 2° Ciclo de Capacitações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sisemas) que irá contemplar 139 municípios, mais Fernando de Noronha, com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para a necessidade de estruturação de suas respectivas pastas ambientais. As capacitações ocorrem  nos dias 11 e 12 de novembro, no município de Floresta, Sertão de Itaparica.

Idealizado com o intuito de dar suporte aos municípios no combate às vulnerabilidades técnicas em assuntos referentes à gestão estadual ambiental, o Sisemas realizará capacitações voltadas para gestores públicos, em 13 cidades-polo por todo o Estado, com foco no desenvolvimento das políticas públicas de meio ambiente. As capacitações acontecerão em dois dias, e abordarão temas como licenciamento e fiscalização Ambiental, ICMS Socioambiental, Agenda 21 local, A3P e Agenda Ambiental Local, Residuos sólidos, Portal INFOSEMAS, Lei complementar 140/2011, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A previsão é que cerca de 650 gestores sejam capacitados em todo o Estado
.
Nesta edição, além das capacitações, será disponibilizado para os municípios o portal Infosemas, que é uma plataforma onde os gestores municipais e demais órgãos ligados ao meio ambiente poderão inserir os dados ambientais, servindo, posteriormente, para a integração das informações e acesso consultivo do público em geral. O Infosemas funcionará como um amplo banco de dados disponível na internet para consulta sobre as características, ações, eventos e programas desenvolvidos nos municípios, no quesito ambiental.

Segundo o Gerente Geral de Articulação da Semas, Walber Santana, o Infosemas possibilitará um conhecimento maior acerca das ações desenvolvidas na gestão ambiental do Estado. “Atualmente estas informações estão muito pulverizadas e, através do Infosemas, elas serão estruturadas, atendendo também a uma determinação das Políticas Ambientais de Estado que enfatizam a necessidade de transparência na realização destas atividades. No portal Infosemas poderemos consultar, por exemplo, se um município possui secretaria de meio ambiente ou Unidade de Conservação”, enfatizou o gerente.

Além das capacitações, o Sisemas vem atuando através do lançamento de chamadas públicas voltadas para projetos de estruturação da Agenda 21 nas escolas públicas, estimulando práticas ecologicamente sustentáveis, e da estruturação dos órgãos municipais de meio ambiente.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários