A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu na última sexta-feira (21), na Praça de Eventos, II Festival Kizomba, que marcou no município as comemorações do Dia da Consciência Negra.
Além de exposições de imagens, desfile da beleza negra e apresentação da Escola Municipal de Danças Folclóricas Professora Elisabete Freire, participaram do evento alunos das escolas municipais Etelvino Lins de Albuquerque, Constância Rodriguez, Coronel Ernane Gomes, Agrícola, Isaura Xavier e Presidente Vargas, além da Escola Estadual de Referência de ensino Médio Olavo Bilac – Eremob.
Os alunos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os idosos do CCI – Centro de Convivência do Idoso, também fizeram parte da programação do II Festival Kizomba.
O professor do Eremob, Gilberto Cosme de Farias, fez uma belíssima homenagem a todos os negros, apresentando um texto de sua autoria. Em um momento de fé, o padre Amaro, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, concedeu uma bênção aos presentes no evento.
O Dia da Consciência Negra é 20 de novembro e foi escolhido por ser a data de morte do líder do quilombo de Palmares, Zumbi, que defendia no século XVII o local contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão.