Home » Sem categoria » FERNANDO BEZERRA COELHO E DIRETORIA DA FACAPE DISCUTEM CRIAÇÃO DE CENTRO

FERNANDO BEZERRA COELHO E DIRETORIA DA FACAPE DISCUTEM CRIAÇÃO DE CENTRO

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) pode torna-se um Centro Universitário. Essa foi a principal pauta de uma reunião entre o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB), o presidente da autarquia, Rinaldo Remígio, e demais diretores da instituição. No encontro, ainda foi abordada a gratuidade a partir da ampliação do Proupe (Programa Universidade para Todos em Pernambuco).

Participaram da reunião o diretor executivo, Romério Galvão, o diretor administrativo/financeiro da Facape, Alessandro Brito, além do deputado estadual eleito, Miguel Coelho (PSB). A diretoria da faculdade apresentou a estrutura, os cursos oferecidos pela instituição e as principais demandas. Sobre a gratuidade, o presidente Rinaldo Remígio falou da importância de manter a autonomia das autarquias municipais.

“Precisamos pensar na gratuidade de forma que não prejudique a autonomia da faculdade. A Facape está à frente das demais autarquias no Estado justamente por manter o equilíbrio entre receita e despesas, trazendo benefícios para toda comunidade acadêmica. Essa autonomia poderia ser concretizada através da ampliação das bolsas do Proupe, que também era um sonho do nosso ex-governador Eduardo Campos”, destacou.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, é a partir desse reconhecimento e dos avanços, que a Facape pode se transformar em um Centro Universitário, que seria o primeiro do interior de Pernambuco. Ele destacou que ajudará, durante seu mandato, naquilo que for preciso para a concretização desse projeto.

“É uma alegria voltar à Facape e conversar com o presidente Remígio e seus colaboradores para que a gente possa se reiterar das novas necessidades, das aspirações que a Facape tem para poder avançar o seu projeto no sentido de se transformar num importante Centro Universitário do Brasil. Coloquei-me à disposição, nós vamos tomar posse do cargo de senador de Pernambuco dia 1º de fevereiro. Daqui até lá, Remígio e toda direção da Facape vão aprofundar os estudos, elaborar os orçamentos, definir uma estratégia para que a gente possa, como a nossa ajuda e a ajuda do Governo do Estado e Federal, acessar recursos que mantenham de pé esse sonho”, disse.

Demandas

Para que a Facape se transforme em um Centro Universitário, seria preciso ampliar sua estrutura, com a construção de uma quadra poliesportiva e um novo auditório. A demanda vem sendo apresentada constantemente pelos diretores da autarquia.

“Os diretores me informaram sobre as demandas de infraestrutura que são necessárias para que esse sonho possa se transformar em realidade, como a construção da quadra coberta e de um novo auditório. Outro grande projeto eles estão idealizando e já executando, que é o de informática, com digitalização, informatização de todo ambiente dentro da Facape. Também queremos ampliar a oferta dos cursos de graduação para que a autarquia possa merecer o reconhecimento como Centro Universitário”, afirmou Fernando.

Para o senador, a criação de um Centro Universitário beneficiaria não somente a comunidade acadêmica do Vale do São Francisco, mas colocaria Petrolina à frente das demais regiões.

“É um sonho muito caro, mas que interessa a toda comunidade acadêmica da região e, sobretudo, ao futuro de Petrolina. Isso é apostar no conhecimento, na formação de novos valores para que a cidade possa ser essa terra diferenciada, vocacionada para o desenvolvimento, e para que aqui a gente possa fazer a diferença”, ressaltou.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments