Alunos da Escola de Sanfona de Sertânia participaram, nesta quinta-feira (06), a abertura da terceira edição do projeto Sotaque do Fole promovido pelo Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc), em Arcoverde. Este ano, o projeto faz homenagem a Sivuca, o grande multi-instrumentista, maestro, arranjador, e orquestrador que nos deixou um enorme legado com muitas composições.
Os sanfoneiros sertanienses, comandados pelo professor Lula Sanfoneiro, participaram do cortejo Sanfonas para Sivuca, que percorreu diversas ruas e avenidas de Arcoverde até a unidades do Sesc, onde aconteceu a abertura oficial do evento.
“Ficamos felizes em ver nossos alunos, crianças e adolescentes, participando de um evento tão importante para a cultura nordestina. O prefeito Guga Lins está de parabéns em apoiar a Escola de Sanfona. Sertânia sempre foi uma terra de muitos talentos e hoje estamos com 18 alunos, que vão ajudar a perpetuar a sanfona, o instrumento que mais representa nossa cultura”, disse o professor Lula Sanfoneiros.
A programação Sotaque do Fole ocorre até o sábado (8) e conta com oficinas, palestras, rodadas de concerto, circuito de sanfona, além de outras apresentações em diversos pontos da cidade. Haverá também programação infantil com a matinê “Nas teclas do fole”. O acesso a todas as atividades é gratuito.
Sivuca – Severino Dias de Oliveira é natural de Itabaiana, na Paraíba, e começou a tocar sanfona aos nove anos de idade em feiras e festas populares. Aos 15, mudou-se para o Recife e, durante a carreira, desenvolveu composições em ritmos como choro, frevo e forró.