COMUNICADO
Senhores pais,estudantes e sociedade em geral, as avaliações da PROVA ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, serão realizadas no período de 17 a 20/11/2014, cada turma avaliada será 1º dia Língua Portuguesa e o 2º dia Matemática. As referidas unidades de ensino as quais já receberam ofício de agendamento.
No período de 24 a 28/11/2014 será a avaliação da PROVINHA BRASIL, para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização que desde 2013 passou a compor o Eixo “Avaliação” do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo, essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos estudantes ao longo do ano letivo, no que diz respeito às habilidades de leitura e matemática.
No dia 26/11/2014 será a avaliação SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) para os anos a seguir: 3º ano, SE LIGA, 5º ano, Acelera 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Serão aferidas as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática. A referida avaliação acontecerá na rede estadual e municipal, sobre a coordenação municipal.
No período de 01 a 05/12/2014 será a avaliação do IQR (Instituto Qualidade no Ensino) programa implantado no município pela iniciativa do Gestor Municipal no início do ano letivo de 2013. Pois, o mesmo está preocupado com uma educação de excelência para sua gestão.
O programa tem como visão a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, por meio de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática escolar. O Quialiescola possui duas versões: Qualiescola I e II para o Ensino Fundamental I e II respectivamente, trabalhando Língua Portuguesa e Matemática, atendendo os estudantes do 4º ao 9ºano.
Vimos através deste, pedir a colaboração e o empenho dos responsáveis para garantir a participação efetiva dos estudantes neste processo avaliativo que nos possibilita um diagnóstico mais preciso da educação escolar para melhor direcionar nossas ações.
Agradecemos respeitosamente.