Entre os dias 12 e 19 de outubro a cidade de Salgueiro, no sertão pernambucano, será palco da I Bienal do Livro do Sertão. Realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio da Prefeitura de Salgueiro, o evento homenageia o escritor Raimundo Carrero e faz parte do CLIPE – Circuito Literário de Pernambuco, projeto que propõe percorrer, anualmente, o Estado de Pernambuco, levando aos professores, estudantes e ao público em geral o acesso a literatura, escritores, ilustradores e editoras.
O evento, que será instalado no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres de Carvalho, ocupará uma área de 3.500 m², com mais de 100 editoras e distribuidoras nacionais e irá funcionar das 10h às 22h com uma programação cheia de palestras, oficinas e apresentações culturais. Entre as atrações confirmadas estão o homenageado do evento, o escritor Raimundo Carrera, que fará uma palestra em conjunto com o jornalista Marcelo Pereira, a sexóloga Laura Muller, o poeta Jessier Quirino (lançando o livro Papel de Bodega), o cantor Maciel Melo (lançando o livro A poeira e a estrada), além dos jornalistas Evaldo Costa e Magno Martins.
A Bienal ainda contará com as seguintes atividades: Bodega de Poesia Sertão do Pajeú (estande com vasto acervo da produção contemporâneo local para exposição e comercialização), Coletivo Clube do Verso (12 poetas e/ou escritores e mais de 40 títulos entre CDs, DVDs, livros e cordéis), Caravana Clube do Verso (presença de grupo de poetas e escritores em todo o dia 18.10, com recitais, contos, cantos, lançamentos e sessões de autógrafos), Espaço do Professor (espaço para debates e apresentações de trabalhos), Casa do Escritor (local que irá divulgar os escritores da região), Vila da Criança (com atividades lúdicas, como contação de histórias), Espaço do Jovem (espaço que irá abordar assuntos de interesse dos adolescentes) e Praça de Alimentação. Todas as atividades são gratuitas.
Economia – Segundo o presidente da Andelivros, Alventino Lima, o evento irá movimentar cerca de 2,5 milhões de reais na região e irá gerar mais de 500 empregos diretos e dois mil indiretos. “Não vamos atingir apenas cidade de Salgueiro. A Bienal irá beneficiar todos os municípios da região. Estamos em parceria com 16 municípios para que os professores e alunos possam participar mais ativamente do evento”, afirma.
Programação das palestras:
Dia 12.10
Professor Casemiro Campos
Horário: 16h
Local: Auditório
Tema: Educação e Docência
Raimundo Carreiro e Marcelo Pereira
Horário: 19h
Local: Auditório
Dia 15.10
Jessier Quirino
Horário: 19h
Local: Auditório
16.10
Evaldo Costa e Gilson Oliveira
Horário: 18h
Local: Auditório
Maciel Melo
Horário: 19h
Local: Auditório
17.10
Magno Martins
Horário: 19h
Local: Auditório
18.10
Laura Muller
Horário: 19h
Local: Auditório