A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou na manhã desta quarta-feira (24) a reforma da Escola Municipal Silvino Cordeiro na Fazenda Nova, zona rural do município. Foram feitos dois novos banheiros, sendo um adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, novo mobiliário, refeitório e sala de recursos multifuncionais. O telhado foi refeito e interior das salas recebeu forro de gesso para que a escola pudesse ser climatizada, oferecendo um ambiente mais confortável para alunos e professores.
Outro sonho daquela comunidade escolar foi atendido pelo governo Duque, através do projeto federal “Água na Escola”, a prefeitura subsidiou a perfuração de poço artesiano e junto com a água vieram à independência hídrica, deixando a escola livre do abastecimento feito por carros pipa e a horta na escola, que tem acompanhamento de técnico agrícola e conta até um “minhocário” para transformar restos de alimento em adubo.
“Hoje a escola está de cara nova, quem por aqui passou sabe que a mudança foi tamanha”, disse a coordenadora Lucy Lopes.
A professora Adalva Cordeiro, filha de Silvino Cordeiro, disse: “Falar de meu pai, é como se abrisse um livro das mais belas histórias, um homem de pouca cultura, mas de muita sabedoria. Chego a conclusão que de todos os meus educadores ele foi o mais sábio”.
O Secretário de Educação, Edmar Júnior, fez questão de lembrar que o governo de Luciano Duque tem acabado com as diferenças entre escolas do campo e da cidade. “Entregamos a esta escola um ambiente antes só encontrado na zona urbana. São instrumentos que possibilitarão melhorar o ensino e facilitar na aprendizagem, mas lembro de que embora tenhamos avançado nos números da educação, precisamos arregaçar as mangas e trabalhar pela manutenção destes e sobretudo pela melhora de todos os indicadores. Alunos do campo devem receber atenção na sua comunidade, devendo ser educado lá e não sendo transportado para a cidade”, enfatizou Edmar.
Luciano Duque destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário. “Tenho convicção que sob a batuta de Edmar, com estas novas tecnologias, teremos muitas conquistas. Acredito que a qualidade de vida passa pela educação. Não é fácil o nosso desafio, uma vez que temos 90 escolas municipais. Quando saem o número somos comparados a municípios que não possuem nem um terço, numa comparação claramente injusta. Digo que com coragem e responsabilidade, com os recursos que temos, estamos promovendo investimentos nunca vistos na história do nosso município”, analisou Luciano.
Participaram do evento, além do prefeito, familiares de Silvino Cordeiro e a comunidade da Fazenda Nova, secretários municipais e vereadores.