Alunos da rede municipal de ensino de Itapetim estão participando da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Realizada a cada dois anos, a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, com adesão da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, visa melhorar o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de formações e cursos com professores.
De acordo com a secretária de Educação, Edna Rangel, esta semana foram escolhidas quatro produções textuais que representarão o município na Etapa Estadual, nas categorias poema, memórias literárias e crônicas. Os textos escolhidos pela Comissão Julgadora Municipal, sob coordenação de Joelinne Rafaella Pereira Gomes, serão analisados pela Comissão Julgadora Estadual entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro.
“As comissões escolares escolheram os textos e encaminharam, via sistema, para serem analisados pela Comissão Julgadora Municipal, formada por professores das redes Estadual e Municipal que não estavam inscritos nas Olimpíadas, técnicos da Secretaria de Educação e Sociedade Civil”, explica Edna Rangel, lembrando que no momento da escolha, a comissão não tem acesso aos dados das produções a serem analisadas.
As produções textuais classificadas na Etapa Municipal que concorrerão à Etapa Estadual são:
Categoria Poema
Título: O lugar onde vivo
Escola: Grupo Escolar José Wenceslau (Sítio Riacho Salgado)
Professora: Enaide Mônica de Brito Gomes
Aluno: João Vitor Sampaio da Graça Lima
Título: O lugar onde vivo
Escola: Grupo Escolar Inocêncio Leite Ferreira (Sítio Cupiras)
Professora: Maria do Socorro dos Santos Lima
Aluna: Bruna Alves da Costa
Memórias literárias
Título: Tempo perdido
Escola: Escola Paulino Amaro Cordeiro (Povoado de Piedade)
Professora: Alana Maria Gomes Cordeiro Cunha
Aluno: Alex Sousa Oliveira
Crônica
Título: Meu cenário
Escola: Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho
Professor: Helder Barbosa Piancó
Aluna: Lorena Montenegro Lucena