Cabrobó, no Sertão pernambucano, completa nesta quinta-feira (11), 86 anos de sua emancipação do município de Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão. A história da cidade começou com a instalação de uma paróquia em uma comunidade indígena em 1762. O nome da localidade, segundo algumas correntes de historiadores pode ser interpretado como “árvore de urubus”, pois deriva das palavras indígenas “caa”, que significa “árvore” e “orobó”, que significa “urubu”.
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, Cabrobó tem mais de 30.800 moradores distribuídos por uma área de 1.666 km². Destes habitantes, mais de quatro mil vivem na Ilha da Assunção, território dos indígenas da etnia Truká e a principal fonte de renda da cidade é a agricultura com ênfase para a produção de cebola e arroz.
Para comemorar o aniversário serão realizadas celebrações religiosas, apresentações musicais e uma competição esportiva, todas gratuitamente. Na terça-feira (9), acontece um culto na Igreja Batista Missionária, a partir das 19h30. Já na quarta-feira (10), as celebrações continuam com uma missa de ação de graças na Igreja Sagrada Família, às 17h. Ainda no dia 10, a cantora gospel Fernanda Brum se apresenta no Pátio de Eventos, a partir das 20h.
A quinta-feira (11), dia do aniversário do município, haverá uma concentração de atividades. A programação começa, às 5h, com uma “Alvorada Festiva”, que é um cortejo com bandas filarmônicas passando pelas ruas da cidade. Ainda pela manhã, será disputada a 4 edição da ‘Maratona Municipal’, a largada está prevista para às 8h na Praça José Caldas Cavalcante, em frente à prefeitura. Às 16h acontece um desfile de bandas marciais na avenida principal da cidade e a noite shows musicais finalizam as comemorações. Apresentam-se no Pátio de Eventos, no centro da cidade, a partir das 22h, os cantores Wonney Saraiva, Matheus Fernandes e a banda Aviões do Forró. São esperadas mais de cinco mil pessoas no último dia de show.