Home » Sem categoria » BANCÁRIOS DEVEM DEFLAGRAR GREVE NESTA QUINTA-FEIRA

BANCÁRIOS DEVEM DEFLAGRAR GREVE NESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira, às 19hs, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza assembleia para deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 deste mês (próxima terça-feira). Depois de um mês e meio de negociações, os bancos apresentaram na semana passada um conjunto de propostas respondendo as reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários. A categoria, no entanto, não aceitou o acordo proposto. O pleito do sindicato é de reajuste de 12,5% (inflação mais 5,4% de aumento real), piso salarial de R$ 2.979,25. Os bancos ofereceram aumento de 7% nos salários e 7,5% no piso.

A presidente do sindicato em Pernambuco, Jaqueline Mello, explica que a greve foi convocada para o dia 30 para que os sindicatos possam cumprir à risca todos os trâmites da legalidade. “Já publicamos a convocação da assembleia em edital. Depois da assembleia, vamos publicar o aviso de greve e veicular nas rádios um comunicado à população informando sobre a paralisação dos bancários. Além disso, vamos contratar carros de som para circular pelas ruas do Recife anunciando para as pessoas que os bancos estarão fechados a partir do dia 30”, conta.

Segundo Jaqueline, o objetivo deste cuidado todo é cumprir as determinações previstas na Lei 7.783/89 (Lei de Greve) para evitar que a paralisação seja considerada abusiva ou ilegal pela Justiça. Segundo o artigo 13 da Lei, os sindicatos são “obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de setenta e duas horas da paralisação”. Para a presidente, a proposta dos bancos têm alguns avanços, mas não dá para fechar um acordo sem contemplar a questão do emprego, das metas abusivas e da segurança.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments