Em mais um encontro para anúncio de investimentos em benefício das atividades da agricultura familiar, o ProRural realizou uma reunião, nesta quinta-feira (04) no município de Afogados da Ingazeira, com representantes das redes da Apicultura e Caprinovinocultura de corte e leite das regiões do Sertão Central, Pajeú e Moxotó. A ação beneficiará produtores de Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Carnaíba, Custódia, Dormentes, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, São José do Belmonte, Serra Talhada, Sertânia, Solidão, Tabira, Tuparetama e Triunfo. No período de três anos, investimentos da ordem de R$ 12 milhões serão aplicados em projetos na área da apicultura e R$ 6 milhões atenderão as atividades de caprinovinocultura de corte e leite. Os recursos beneficiarão 80 organizações produtivas.
A iniciativa faz parte do Projeto Pernambuco Rural Sustentável e acontece através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas, elaborados por grupos formados com a participação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Prefeituras, Sindicatos, organizações produtivas familiares, órgãos federais e estaduais. “Com os planos é feito um diagnóstico das atividades produtivas e priorizadas as demandas apontadas por estes representantes. As ações e investimentos atendem as necessidades indicadas pelos agricultores e eles também monitoram a aplicação desses recursos”, explica a superintendente do ProRural, Rita Guilherme.
Por meio de um trabalho integrado entre governo e sociedade, os Planos Territoriais visam apoiar o desenvolvimento de empreendimentos produtivos associativos, ampliação do acesso à água e outras infraestruturas rurais. “São grandes investimentos direcionados a projetos estruturadores, estimulando o empreendedorismo aos agricultores familiares”, completa a superintendente.
“O mercado exige qualidade e é preciso preparar e adequar os produtos da agricultura familiar às exigências desse segmento. Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois sozinhos, atuando isolados, fica muito difícil”, afirma o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tabira, Joel Mariano. “A gente tem que acreditar na união e organização dos pequenos produtores para que possamos construir coisas boas. Agradeço ao ProRural por esse incentivo”, acrescenta a representante dos apicultores , Maria Leonisia.
Participaram do encontro, representantes de associações dos produtores, prefeituras, IPA, Sebrae, Banco do Brasil e MDA.