A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (25) que o último procurado da Operação Ribeirinhos se apresentou à Delegacia de Cupira, no Agreste de Pernambuco, no sábado (23). Com isso, todos os suspeitos estão presos.
De acordo com a polícia, o homem estava acompanhado do advogado e foi encaminhado ao Hospital Regional do Agreste (HRA) – por estar com as duas pernas fraturadas, em decorrência da fuga no dia da ação. Ele permanece custodiado pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O resultado da Operação foi divulgado na quarta-feira (20). Em um ano de investigação, as Polícias Civil e Militar prenderam 14 pessoas, dentre homens e mulheres, no Agreste e na Zona da Mata de Pernambuco. Os crimes são de tráfico, roubos e assassinatos. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão.
Balanço
A polícia recolheu 2kg de maconha, 303g de crack, três armas de fogo, 37 munições, duas motos e R$ 536,48 em dinheiro, além de outros materiais, como caderno com dados de supostos clientes. Foram atribuídos ao grupo três homicídios. Os presos foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Caruaru, mas as detenções são temporárias porque o crime de tráfico dá esta possibilidade, segundo o delegado Diogo Melo, responsável pelas investigações.
Durante as ações, policiais descobriram que um dos homens, de 35 anos, já era investigado em outras cinco operações – Faixa Amarela (2011), Agreste Seguro (2011), Gaiola (2013), Agreste Seguro II (2013) e Arm Lock (2014). O suspeito é tido pela polícia como chefe da organização criminosa e, também de acordo com o delegado, ele comandava o esquema, mesmo estando preso.
A operação foi intitulada “Ribeirinhos” porque a maioria dos procurados moravam em Beira Rio, no município de Cupira. A ação foi da Secretaria de Defesa Social com o objetivo de identificar, localizar e prender pessoas envolvidas com tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídios no interior. A intenção é de prevenir e repremir a criminalidade. Participaram 120 policiais, entre civis e militares. Além de Cupira, as ações ocorreram em Caruaru, Catende, Belém de Maria, Palmares e Itamaracá.