Home » Sem categoria » SUPREMO ADIA ELEIÇÃO QUE DEFINIRÁ O NOVO PRESIDENTE DO TRIBUNAL

SUPREMO ADIA ELEIÇÃO QUE DEFINIRÁ O NOVO PRESIDENTE DO TRIBUNAL

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta sexta-feira (1º) adiar a eleição do novo presidente da Corte. A decisão foi tomada em reunião extraoficial entre os integrantes do Supremo antes da sessão, que marcou a reabertura dos trabalhos do Judiciário no segundo semestre. Uma nova data não foi definida.
A eleição do novo presidente foi marcada para esta sexta (1º) pelo então presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, antes da aposentadoria dele, publicada na quinta (31).
De acordo com o presidente em exercício do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, o adiamento se deu em razão das ausências de Luiz Fux e de Luís Roberto Barroso.
“A corte entendeu que, com a ausência de dois ministros, ministro Fux e ministro barroso, ausências justificadas previamente, que não seria conveniente realizar um ato de tamanha importância, que é a eleição do futuro presidente da Corte, com o plenário reduzido dessa maneira”, afirmou.
O tema eleição não foi tratado durante a sessão desta sexta, que durou cerca de uma hora. Lewandowski, que deve ser eleito para comandar a Corte pelos próximos dois anos, afirmou que os ministros não discutiram se seria ou não adequado Joaquim Barbosa ter marcado a data.
“Não se cogitou disso. Apenas se discutiu que não seria conveniente tendo em conta as ausências de dois importantes e prestigiados ministros.”
Lewandowski deverá ser o presidente e a vice deve ser a ministra Cármen Lúcia. O resultado é esperado porque, tradicionalmente, o plenário elege o ministro com mais tempo de atuação na Corte que ainda não foi presidente. Depois de cumprir o mandato, quem exerceu o cargo vai para o fim da fila.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários