Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

Caça aos “fichas sujas”
Há quem não goste quando repetimos a máxima de que o Brasil não é um país sério. Mas não é. E os números por si eliminam qualquer possibilidade de enxergarmos as coisas por ótica diferente, notadamente quando se avizinham os processos eleitorais por esse Brasilzão.
Lembram-se da “Lei da Ficha Limpa”, quando a justiça nos passou uma falsa impressão de que a moralidade ia campear, dando uma varredura nessa corja de políticos de mau caráter e em débito com a sociedade? Nada mudou.
Por isso acho desnecessário, ou melhor, sem qualquer proveito, o projeto de lei recém apresentado pelo Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que exige a inclusão de um aviso na propaganda do candidato que estiver com pendências de conduta. Eis a frase sugerida no PLS 223/2014: “Este candidato foi incurso na Lei Complementar 64/1990 e é considerado ficha suja”.
Que coisa mais sem graça. Em qualquer outro país do mundo, quem tem pendências com a justiça eleitoral ou foi julgado por improbidade administrativa não consegue sequer registrar a sua candidatura. Logo, não precisa de qualquer observação sobre o candidato; se você registrou a candidatura, fica óbvio que está apto a ocupar o cargo pleiteado. Não é lógico?
Por pura ironia, quando estou rabiscando essa matéria, chega-me às mãos o Jornal do Commércio do dia 06/08 e, logo de cara, vejo essa manchete estampada:MANDATO DE LOSSIO MANTIDO. 
Prossegue a matéria: o prefeito Julio Lossio segue à frente do comando de Petrolina, no sertão. Três processos de cassação contra ele entraram ontem (05/08) na pauta do tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu por manter o gestor no cargo. De Brasília, por e-mail, o peemedebista comentou o resultado do julgamento. “O TSE confirmou nosso direito e a vontade popular. Tínhamos pareceres favoráveis do Ministério Público Estadual e Federal.”
Em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o mandato de Lossio, e o prefeito recorreu da decisão. Ele conseguiu voltar ao cargo por meio de uma liminar concedida pela ministra Laurita Vaz, do TSE. Ontem ela foi a relatora do processo no qual o peemedebista era acusado de distribuir terrenos no loteamento chamado Terras do Sul.
O PSB de Petrolina também havia denunciado Lossio pela distribuição de computadores a alunos da rede municipal no período de campanha eleitoral. Como os processos foram julgados em última instância, não há mais como recorrer.
Vale registrar que nada temos contra “ou a favor” do prefeito Julio Lossio e nem estamos questionando a decisão da justiça. A pergunta que fica é a seguinte: Lossio é “ Ficha Suja” ou “Ficha Limpa”?
Danizete Siqueira de Lima

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários