Fundada em 2006, com incentivo do Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STR) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde está completando oito anos de resistência e respeito à natureza.
No último dia 03 de julho, a coordenação da feira reuniu-se na sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) com representantes do Cecor, STR, movimento de mulheres e agricultoras/es agroecológicas/os onde foram definidos os últimos encaminhamentos para a festa de aniversário, que acontece no 21 de julho, dentro da programação da Semana do Agricultor/a Rural.
Para a coordenadora da feira, Maria de Lourdes Alves, esse é o momento de conscientizar a população sobre a importância da agroecologia e incentivar novos agricultores e agricultoras a comercializarem no espaço. “São oito anos de luta aqui toda segunda-feira bem cedinho, onde cada um/a trás o resultado do seu trabalho. Produtos saudáveis, sem veneno, mais saborosos. Tomara que outras pessoas tragam seus produtos para vender aqui também”, disse.
A Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde acontece toda segunda-feira, a partir das 06h e a comercialização funciona como uma alternativa para aumentar a renda das famílias que praticam uma agricultura baseada nos princípios agroecológicos, além de garantir alimentação de qualidade para consumidores e consumidoras do município.
Programação
06h00 | Abertura da feira e café da manhã;
08h00 | Atrações culturais: Quadrilhas Juninas, forró pé de serra e apresentação da Banda do Grupo da Terceira Idade Voz da Experiência;
09h30 | Fala da coordenação e instituições que apoiam a feira;
10h00 | Parabéns, corte do bolo, rifa e sorteio de brindes;
10h30 | Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.