Já no início do ano passado, a Prefeitura de Serra Talhada, através da sua Secretaria de Agricultura optou por apostar no projeto “Algodão Aroeira”, visando restabelecer a cultura do algodão no município. O algodão, por mais de 50 anos foi o principal produto agrícola da Capital do Xaxado, tendo sido o município o maior produtor da lã m todo estado de Pernambuco.
Enquanto o milho e o feijão se apresentavam como cultura de subsistência, o algodão era para toda região a força principal que movimentava a economia local, transformando a cidade no principal polo comercial do sertão.
Com a praga do bicudo toda plantação de algodão foi dizimada, voltando agora com o projeto da Prefeitura e já no primeiro momento demonstrando que volta com força total, tanto que despertou a curiosidade da TV ASA BRANCA que veiculou no última quarta-feira (2) matéria sobre o assunto em seus telejornais.
50 produtores rurais receberam do Governo Municipal sementes, terra arada e toda assistência técnica, no compromisso de cultivar 1 hectare de algodão em sua propriedade. A plantação é orgânica, sem defensivos agrícolas, e usa o consórcio com milho e feijão para “barrar” o avanço da praga do bicudo.
Baseado na experiência do ano passado e, mesmo apesar da falta de chuva no tempo certo, o secretário de Agricultura de Serra Talhada, José Pereira, garante uma safra de pelo menos 50 toneladas, para ele um avanço animador, já que a produção de 2013 foi de 800 quilos.
Estas 50 toneladas de algodão devem fornecer para o município pelo menos 20 mil quilos de sementes que serão distribuídas com outros agricultores, ampliando a área de plantio, o que leva a Secretaria de Agricultura do Município a estimar uma produção em torno de 2 mil toneladas já em 2015.
“Vamos retomar a cultura, e com isso elevar a renda das famílias do campo. Queremos voltar a fazer parte do ranking de produtores de algodão”, declara o prefeito Luciano Duque.