O Detran-PE está iniciando a temporada 2014.2 de seus cursos de pilotagem defensiva, voltados especificamente para a melhoria do desempenho dos condutores de motocicleta. A primeira turma do Recife terá aulas teóricas e práticas amanhã e quinta-feira. Já nos dias 01 e 02 de agosto, os moradores do Agreste Meridional poderão realizar o curso na cidade de Garanhuns.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE (www.escoladetransito.pe.gov.br). Para cada turma, estão disponíveis 35 vagas. Quem for se inscrever deve ser habilitado (a) na categoria ‘A’ e não possuir restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como, por exemplo, estar com o documento vencido há mais de trinta dias, ou com a CNH cassada ou suspensa.
Entre julho a dezembro, haverá duas turmas por mês, sempre uma na Região Metropolitana e outra em Garanhuns. De 2010, ano em que começaram a ser ofertados os cursos, até agora, cerca de 800 alunos já foram contemplados.
O curso combina formação teórica e em legislação de trânsito a aulas práticas em unidades dotadas de infraestrutura para pilotagem. O objetivo principal é ajudar os motociclistas a minimizarem o risco de acidentes, praticando a É importante lembrar que o curso de pilotagem defensiva não é um curso profissionalizante como aquele exigido como pré-requisito para o exercício da profissão de motofretista – transporte de carga em motos.
O curso tem carga horária de 16h – dois dias, manhã e tarde – assim RMR – oito horas de aulas teóricas, na quinta-feira, no prédio da Escola Pública de Trânsito localizada na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife. Oito horas de aulas práticas em um dos centros de formação da Honda.
Interior – Inicialmente, os cursos no Interior ocorrem somente na cidade de Garanhuns. O Detran-PE estuda com a Honda a possibilidade de ampliar a oferta para outras localidades do Interior. Em Garanhuns, as aulas ocorrem no Centro de Formação de Condutores Driver e no campus da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo Garanhuns).
Os cursos de pilotagem defensiva são fruto de uma parceria com a Associação de Concessionárias Honda e têm por objetivo promover uma articulação entre os setores público e privado para, por meio da educação de trânsito, reduzir os índices de acidentes de moto.