Nesta quarta-feira (04), a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência para Edição 2013 a 2016 do Selo Unicef Município Aprovado se reuniu para discutir a realização do I Fórum Comunitário, que deve acontecer no início do mês de julho, e a formação do NUCA – Núcleo de Cidadania do Adolescente, um espaço de discussão sobre temas que afetam crianças e adolescentes.
A Comissão Intersetorial é composta pelo Executivo Municipal, por meio das secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Assessoria de Comunicação; Conselho Tutelar; Comdeca, organizações da sociedade civil e lideranças de adolescentes.
O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia realizada em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões. Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates nos fóruns comunitários.