Os 42 universitários da Casa do Estudante de Sertânia estão sendo beneficiados com um curso de inglês que está sendo oferecido nas segundas e quartas-feiras e era uma antiga reivindicação dos estudantes. A Prefeitura de Sertânia também instalou na casa internet com wi fi, ferramenta imprescindível na educação. A iniciativa era esperada há muito tempo pelos estudantes.
Além dos pagamentos do aluguel e das contas de água e luz, a Prefeitura garante quatro profissionais que são responsáveis pela limpeza e alimentação. “Só tínhamos duas pessoas para limpeza. Reivindicamos ao prefeito Guga Lins mais dois profissionais para cuidar da alimentação, que era um problema, e ele nos atendeu”, disse Rafael Siqueira (foto), presidente da Casa, que afirmou, ainda, que fez a solicitação da pintura e o retelhamento da casa para acabar com umas infiltrações. Segundo ele, Guga Lins já garantiu a obra para setembro, quando termina o período de chuvas na Capital Pernambucana.
O imóvel, que fica no Recife, na Rua Ricardo Salazar, 182, Prado, tem 11 quartos e é um dos mais estruturados do Estado. “Acho que essa é a única casa de estudante que abriga mulheres. Aqui são 42 estudantes, entre eles, 16 mulheres. Se não fosse a Casa do Estudante não iria realizar meu sonho de concluir o curso de enfermagem”, disse Marli Ferreira Vasconcelos (foto), estudante da FIR.
Os alunos são responsáveis pela gestão do espaço e pagam mensalmente R$ 25,00, recurso administrado por eles para compra de material de limpeza e outras pequenas necessidades do imóvel. No mês de novembro é realizada a festa de aniversário da Casa do Estudante e a arrecadação é investida na melhoria do imóvel. “Outra coisa que faço questão de dizer é que, em feriados prolongados e nas festas como Carnaval e São João, a Prefeitura manda um ônibus para garantir nossa ida para Sertânia, o que facilita nossa vida”, finalizou Rafael Siqueira.