Segue até esta sexta-feira, dia 06, no Sertão do Pajeú, a Semana de Direitos Humanos. O evento disponibiliza para a população serviços essenciais e atividades de cidadania, como: mutirão de documentação gratuita, oficinas, debates, atendimento a vítimas de CVLI, feira de cidadania, ações para o público idoso, pessoa com deficiência, população LGBT e reeducandos.
O ponto alto da semana é o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia”, nesta sexta, no Centro Tecnológico de Afogados da Ingazeira, das 08h às 13h. O encontro, que disponibiliza espaço para apresentação de demandas na área de direitos humanos e troca de experiências, é voltado para gestores, sociedade civil e o público como um todo.
Também na programação está o Concurso de Talentos “Diversidade em Cena”, do Centro Estadual de Combate à Homofobia, a partir das 20h, na Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti, em Tabira.
Todas as ações são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com as prefeituras dos municípios. Participam Serra Talhada, Brejinho, Triunfo, Afogados da Ingazeira, Flores, Calumbi, Carnaíba e Tabira.
O objetivo do evento, que já passou pelas regiões do Araipe, Agreste Meridional e Setentrional, Sertão Central e do São Francisco, e Mata Norte, é promover um diálogo com a sociedade, e levar formação e atendimento aos moradores, com prioridade para os grupos mais vulneráveis.
Um dos serviços essenciais oferecidos durante esta semana no Pajeú, foi a documentação gratuita, com Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidões de Nascimento e Casamento, além de foto 3×4. A feira de cidadania trouxe orientações e serviços de saúde como teste de Glicemia, exames de Hepatite, orientações sobre mobilidade para a pessoa com deficiência.
Segundo o secretário executivo, Paulo Moraes, as ações das Semanas de Direitos Humanos se constituem em fundamentos de um efetiva política pública para a área, haja vista a dimensão da universalidade e a interdependência dos direitos. Principalmente este ano, em que a Copa do Mundo trará pessoas de culturas e costumes variados ao nosso estado.
A programação da Semana de Direitos Humanos do Sertão do Pajeú está disponível no siteWWW.sedsdh.pe.gov.br.