O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, poderá ser um “grande puxador de votos” nestas eleições. De acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5), 26% dos entrevistados votariam “com certeza” em alguém apoiado pelo magistrado, que anunciou sua aposentadoria recentemente.
O ministro só perde para o ex-presidente Lula (PT), que conquistou 36% na pesquisa. O petista deve participar ativamente da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, sua afilhada política. O ministro Joaquim Barbosa, no entanto, não declarou ainda em qual candidato votará nesta eleição.
Alguns partidos, como o PSB do ex-governador Eduardo Campos, já sondaram Barbosa. O ministro ficou os holofotes da mídia durante o julgamento da Ação 470, também conhecida como mensalão – escândalo de compra de votos no Congresso durante o governo Lula.
Outra personalidade com influência no eleitorado é a ex-senadora Marina Silva, vice na chapa presidencial de Eduardo Campos (PSB). A atual socialista e ex-verde soma 18%. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) registra 12%. O tucano apoia o projeto presidencial do senador mineiro Aécio Neves.