Pesquisa realizada na Câmara pelo instituto FSB Pesquisa revela que a internet foi o meio que mais cresceu como fonte de informação entre os deputados federais nos últimos sete anos.
De acordo com a sétima edição do levantamento, intitulado “Mídia e Política”, portais, sites e blogs eram citados na primeira edição, em 2008, por 13% dos parlamentares entrevistados. Atualmente, 41% dizem usar a web como principal fonte de informação, atrás somente dos jornais, mencionados por 46%.
Os números mostram ainda que os telejornais são o meio preferido de 8% dos deputados entrevistados, seguidos por revistas e rádios (1% cada um). Os 3% restantes mencionaram outras fontes.
O levantamento ouviu 222 dos 513 deputados federais, entrevistados pessoalmente na Câmara de forma proporcional ao tamanho da bancada de cada partido. As respostas foram espontâneas (sem que tivessem sido mostradas opções ao entrevistado). Os dados foram coletados em dezembro de 2013,
A pesquisa indicou que a preferência pelos jornais entre os deputados caiu gradativamente ao longo dos anos – passou de 70% em 2008 para 46% em 2014.
Na estratificação dos resultados por faixa etária, o levantamento verificou que, quanto menor a idade do deputado, maior a preferência pela internet e menor pelo jornal.
Entre os parlamentares com até 40 anos, a internet é o principal meio para 71% dos entrevistados e o jornal para 22%. Entre os deputados com mais de 60 anos, a internet é preferida por 30%, e os jornais são citados por 52%.