O Escritório Municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Água Preta, na Mata Sul, promoveu curso sobre Manejo e Conservação do Solo e Agricultura Orgânica, no Engenho Venturoso, zona rural do município. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de desenvolvimento rural de Água Preta.
Durante a capacitação, que contou com aulas teóricas e práticas, agricultores familiares de doze comunidades rurais da Mata Sul e alunos da Escola Agrícola do Palmares receberam orientações técnicas sobre os métodos de conservação do solo, plantio em curva de nível, controle da erosão e aproveitamento da água do solo. Além das técnicas de produção sustentável, com foco no cultivo orgânico. O evento foi coordenado pelos técnicos do IPA, Djair Silva, Cicero Matias e Artur Carneiro, que na ocasião ministraram palestras.
O evento contou com a participação do gerente regional Mata Sul, Lauro Teles, além de representantes do NAF e do Movimento dos Trabalhadores do Camp. “O objetivo dessa atividade é incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos e ampliar o abastecimento do mercado local, a fim de aquecer a economia da região”, destacou o presidente do IPA, Genil Gomes.