As instituições que atuam com assistência técnica e extensão rural pública dos nove estados nordestinos estiveram reunidas na Emater-RN, em Natal, para elaboração do planejamento estratégico, voltado para a agricultura familiar na região. O encontro reuniu profissionais ligados as entidades de ATER do Nordeste e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
A ação integra o projeto de capacitação de técnicos e gestores da rede da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensao Rural (ASBRAER), para estruturar os serviços de ATER do país, buscando aliar as políticas públicas para o setor e projetar o futuro das ações. No qual o IPA é o responsável pela capacitação de 1,4 mil agentes de Assistência Técnica de todo o País, incluindo extensionistas e administradores, nas áreas de Políticas Públicas e Gestão.
Na ocasião, o presidente do IPA, Genil Gomes, destacou a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que financia o evento e a contrapartida do estado de Pernambuco. Ele ressaltou a necessidade de financiamento por parte dos órgãos públicos para o fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, além de recrutamento de pessoas qualificadas para atender a demanda da agricultura familiar.
A abertura da Reunião de Planejamento Estratégico da Asbraer/NE foi comandada pelo presidente da entidade, José Ricardo Roseno, que responde pela presidência da EMATER/Minas Gerais; Flávio Azevedo, diretor presidente da Emater-RN; os diretores técnico e administrativo da Emater-RN, Aristides Bezerra e Eduardo Bulhões; do secretário de agricultura e da pesca do Rio Grande do Norte, Tarcísio Dantas; além representantes de todas as entidades de ATER do Nordeste.
De acordo com José Ricardo Roseno, debates semelhantes serão realizados nas outras regiões geográficas brasileiras visando o fortalecimento da agricultura familiar no país para o fortalecimento das políticas públicas do setor com os parceiros. “Temos o desafio de atender 2,3 milhões de famílias que vivem da agricultura em todo país, já sabemos que temos 16 mil extensionistas no Brasil, então vamos traçar as demandas reais, com base nos desafios de mitigar a pobreza, levar desenvolvimento sustentável e ambiental as famílias do meio rural. A partir do nosso planejamento iremos posicionar melhor nossa instituição na luta pelo fortalecimento das empresas de ATER”, declarou o presidente da Asbraer.
Nesta quarta-feira (14), será dada continuidade ao evento com a proposição de ações e projetos a partir dos trabalhos em grupos realizados na terça-feira. Também hoje será realizada a apresentação dos resultados obtidos nos trabalhos em grupos. O encerramento está previsto para as 18 horas.