Home » Afogados da Ingazeira » PATRULHEIROS MIRINS APRENDEM ALGUMAS TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA NA CAATINGA COM A CIOSAC

PATRULHEIROS MIRINS APRENDEM ALGUMAS TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA NA CAATINGA COM A CIOSAC

Nos dias 08 e 13 deste mês, o 2º Sargento Miguel e a Soldado Anita, instrutores do projeto,reuniram no tiro de Guerra de Afogados da Ingazeira-PE, 120 Patrulheiros Mirins das escolas municipais Geraldo Cipriano, Gizelda Simões, Petrunila Siqueira e Domingos Teotonio, para instrução com uma equipe de CIOSAC (Companhia Independente de Operações Especiais e Sobrevivência da Área da Caatinga), formada pelo Capitão Vieira, Cabo Jaílson, Soldado Marcus Cesar e o Soldado Adevânio, que durou 04 horas.
As crianças (de 09 a 12 anos) aprenderam sobre plantas nativas da caatinga e a como identificar seus benefícios e nocividade. Compreenderam que as plantas que se enquadrem na sigla CAL (Cabeluda, Amargosa ou Leitosa) são perigosas e que outras podem ser utilizadas como alimento, tipo a folha e a batata do umbuzeiro, o mandacaru e a coroa de frade, ou como medicinais, a exemplo da jurema preta, o juazeiro e a aroeira. Também aprenderam a utilizar pedras como faca para cortarem tais plantas.
Houve ainda a exposição de peles de animais da fauna da caatinga que foram doadas por antigos caçadores a CIOSAC. Os Patrulheiros puderam tocar as peles e aprender as características de cada animal, sendo frisada a importância da preservação de todos e de que a caça é proibida. Também puderam experimentar a batata do umbu, o doce de coroa de frade, a fruta palma, o fruto do mandacaru e do xique-xique. 
O Subtenente Aires, do Exército Brasileiro, Comandante do tiro de Guerra,também colaborou com uma explanação sobre a missão do Exército e estimulou as crianças a 
desenvolverem o civismo e o amor a pátria.
Ao final o Capitão Vieira ainda presenteou os Patrulheiros com canetas personalizadas com a logomarca da CIOSAC, os quais retribuíram com 10 flexões e o cântico do hino da PMPE, além da vibração peculiar dos Patrulheiros Mirins. 
Para encerrar, o Capitão Ivaldo, comandante da 1º Companhia e Coordenador do Projeto, agradeceu pelo excelente trabalho dos Guerreiros da CIOSAC os quais se comprometeram a sempre colaborar com esse maravilhoso trabalho desenvolvido pelo 23º BPM.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *