Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Um grande presente
O último sábado de aleluia (19.04.14) foi um daqueles dias que você dificilmente esquece. Pela manhã saímos (Eu e minha esposa Helaine) da pequena Jabitacá para tomarmos um café na residência de Antônio José e Maria Helena, filhos de Neco Piancó/Dona Vitória e de Lourival Batista/Helena Marinho e pais de Pedro e Tonfil. 
Fomos recebidos por Bia Marinho com seu inconfundível sorriso. Sentamos à mesa e entre um café e outro, temperado com um queijo daqueles que só encontramos no sertão ouvimos versos, “estórias” e histórias narradas pelos anfitriões, por Branquinho filho mais velho de Lourival e Helena, por Antônio Marinho maior expressão do recital poético da atualidade e poeta de extrema competência e sensibilidade, por Bia e todos os outros que passaram em redor da mesa. A forma de receber de Dona Helena estava presente.
Comentamos sobre a irreverência de Elomar Figueira, versos de Manoel Xudu, de Manoel Filó, e tantos outros menestréis da nossa infinita cultura sertaneja. Para quem está morando fora do nosso torrão foi um “papo cabeça”, com direito a muitas risadas.
Como não poderia ser diferente vieram “causos” da terra dos repentistas para ampliar o estoque deste cronista. O primeiro veio através do diálogo de uma cidadã com Antônio José. Segundo o narrador, disse a amiga: “Toinzé como você está velho?”. Ele, com o imediatismo ultrarrápido do povo de São José do Egito respondeu: “Menina tu pensa que só você tem o direito de envelhecer?”.
Outro “causo” interessante foi mencionado como de autoria do um funcionário de Toinzé que ao ver a seca matando o rebanho chamou o patrão e disse: “Dotô o mundo vai acabar da mesmo forma que começou, somente com um casal de cada bicho”. Esta sentença matuta pode até ter sido gerada no desespero causado pela dor de ver animais morrendo de sede e de fome, mas, como tudo da nossa região, na simplicidade da mensagem e do seu emissor existe enorme valor cultural.
Firmamos o compromisso que no dia 06.01.2015 estaremos em São José do Egito para comemorar o centenário do Rei do Trocadilho, festa aguardada por todos. A festa de Lourival Batista está sendo preparada pela família com a mesma dedicação e o mesmo carinho que Louro e Helena nos recebia em sua residência todos os anos para comemorar o aniversário do poeta.
Ao final ganhamos os CDs “Tempero do Forró”, de Bia Marinho, “Encanto e Poesia” de Antônio Marinho e “Acontecer” de Tonfil. Cada trabalho será retratado em crônicas nas próximas semanas.
Ainda tivemos o prazer de uma conversa com os amigos e colegas do BB Zé Carlos e Inalva. Breve estaremos recepcionando-os em Belém-PA.
Por: Ademar Rafael 

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários