Difundir informações e impulsionar o acesso aos programas e ações das diversas secretarias do Governo do Estado, do município e órgãos federais, bem como instituições, organizações sócias, fundações e entidades privadas. Este é o objetivo do Coletivo de Direitos. O primeiro acontece em Petrolina nesta quarta (30), na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria, das 9h às12h.
Com a temática Qualificação Profissional, o Coletivo possibilita inscrições em cursos e treinamento nos programas ofertados pelas diversas instituições envolvidas no encontro e atende jovens e adultos residentes na comunidade.
O encontro será realizado pela Estação Governo Presente em Petrolina e tem a participação dos programas da Fundação Nilo Coelho, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), secretaria executiva de Acessibilidade do município e da empresa privada Rumo Agrícola.
Para dona Angelita, presidente da Associação das Mulheres Rendeiras do José e Maria existem muitos jovens e adultos no bairro que precisam de qualificação. “Tudo que diz respeito a informação e qualificação profissional é importante para os nossos jovens e adultos da comunidade. As oportunidades podem chegar e eles tem que estar preparados”, ressalta.
Até o final do ano acontece mais três Coletivos de Direitos em Petrolina nos demais Territórios Especiais de Cidadania (TECs): São Gonçalo (30/07); João de Deus (22/10) e Serrote do Urubu (19/11). Os eixos trabalhados pelos Coletivos nestas áreas são: Qualificação Profissional, Direitos Humanos e Educação.