Home » Sem categoria » IHGPAJEÚ SE REÚNE PARA VISTORIAR FUTURA SEDE DO MUSEU

IHGPAJEÚ SE REÚNE PARA VISTORIAR FUTURA SEDE DO MUSEU

Os membros do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGPajeú) se reuniram em Serra Talhada. Na pauta da reunião: uma vistoria no local onde vai funcionar o Museu do Pajeú e a sede do Instituto.

A casa que vai abrigar a nova instituição de pesquisa da região fica na Concha Acústica, ao lado da Casa do Artesão, em Serra Talhada. O IHGPajeú vem sendo embrionado pela Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada que ficará responsável pela montagem do Museu, obedecendo a determinações da diretoria provisória do Instituto.

A maior parte das cidades do Pajeú já aderiram ao IHGPajeú que neste primeiro momentos está procurando realizar reuniões itinerantes em todas as 22 cidades que ficam na bacia hidrográfica do rio, “num segundo momento faremos contatos diretos com as autoridades constituídas de cada município para apresentar todo projeto” declarou Alberto Rodrigues, um dos responsáveis pelo movimento.

A sede física do Instituto ficará no município de Serra Talhada, sendo que todas as cidades integrantes do mesmo poderão ter seus núcleos, todos com acesso direto com a sede.

O Instituto nasce com a finalidade de estreitar os laços culturais de todas as cidades da região, bem como de resgatar sua história e aspectos geográficos, reunindo todos os trabalhos em um mesmo local para facilitar o acesso a estudantes e pesquisadores.

“Já catalogamos todos os escritores e poetas das cidades integrantes do IHGPajeú, estamos agora tentando reunir todas as obras, aí então teremos um acervo  invejável, onde poderemos mostrar toda produção literária pajeuzeira”, declarou Alberto e acrescentou que o Instituto já começa a fazer contatos com livrarias de toda região para que seja disponibilizado um espaço para os autores do Pajeú.

Para o presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, a criação do Instituto é uma das mais importantes iniciativas da região, “vai marcar uma época, e é por isso que estamos empenhados e patrocinando todo esforço”, disse ele.

Poetas, escritores, artistas plásticos, pesquisadores, professores, políticos e religiosos começam a se integrar a idéia, que de acordo com seus idealizadores, deverá tomar sua forma definitiva até o final deste ano.(Foto: Agência Papiro)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments