Na manhã de ontem (2) a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), realizou aula magna de abertura do semestre e homenageou a Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, entidade que historicamente resgata a história da cidade e de seus cidadãos mais ilustres.
O presidente da Fundação, Tarcísio Rodrigues, lembrou das dificuldades no principio, quando durante o regime militar o direito de expressão era duramente tolhido pelas forças superiores. Rodrigues ainda fez uma cronologia dos momentos mais importantes, entre eles, a lei que criou a Fundação e o momento que o ex-prefeito Sebastião Oliveira (Tião), sancionou.
“A Fundação não sofre qualquer tipo de ingerência política. Recebemos o repasse da prefeitura e o aplicamos levando em consideração os critérios culturais, nunca políticos. A autonomia é algo notório na trajetória da Casa nestes 27 anos de existência”, disse Tarcísio Rodrigues.
O Presidente da Casa fez questão de frisar que a entidade é mantida com recursos próprios do Município, “não recebemos nenhum aporte financeiro do Estado ou da União e isso é algo que, pelo que temos conhecimento, acontece apenas no Recife, com sua Fundação de Cultura e aqui com a nossa Casa”, disse ele.
A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada tem servido de referência para outros municípios que se inspiram nela para construírem sua política cultural. Atualmente a Casa da Cultura mantém, a Casa do Artesão, o Museu da Cidade e a centenária Filarmônica Vilabelense, que abrilhantou o evento.
Estiveram presentes ao evento a Reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, a diretora da UAST, professora Kátia Maria Oliveira de Sousa, pro – reitores, professores, técnicos administrativos, alunos e os calouros que lotaram o todo espaço.
O Prefeito Luciano Duque que se encontrava em viagem, enviou o secretário de Administração, Ricardo Godoy como seu representante.( Fotos: Agência Papiro)