Desde que iniciou o périplo por seis estados, esta será a primeira vez que Eduardo Campos (PSB) terá a ex-senadora Marina Silva (PSB) ao seu lado nesta sexta-feira (25). Os pré-candidatos a presidente da República e vice, respectivamente, cumprem agenda em Manaus, no Amazonas. A presença de Marina não é à toa. No estado, ela obteve 25% dos votos e 36% na capital nas eleições presidenciais de 2010.
A aposta do PSB amazonense para as eleições deste ano é criar um palanque próprio para disputar contra o governador José Melo de Oliveira (Pros), que concorre à reeleição, e Eduardo Braga (PMDB), líder do governo no Senado. Há ainda as pré-candidaturas da deputada Rebeca Garcia (PT) e o vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão Filho (PPS). O partido entraria na disputa isolado, mas confiante que a popularidade de Marina no estado possa alavancar votos para os palanques federal e estadual.
“Há um grupo político que comanda o Amazonas desde 1982 e eles vão disputar a eleição com dois candidatos, além disso cooptaram todos os partidos que fizeram oposição a eles”, afirma o deputado estadual Marcelo Ramos, pré-candidato do PSB ao governo. Ele diz que os palanques, apesar de estarmos a dois meses das convenções, estão consolidados e não acredita na desistência de algum dos nomes.
Com apenas um deputado estadual e dois vereadores em Manaus, o PSB no Amazonas espera crescer nestas eleições, aumentando a bancada na Assembleia Legislativa. O tamanho do partido e a ausência de alianças não preocupa as principais lideranças socialistas no estado. “Estamos menos preocupados com as alianças partidárias e mais com a união das forças democráticas”, diz Marcelo Ramos.
Como aconteceu no Pará ontem (24), Eduardo Campos terá uma agenda extensa e poderá ver a mobilização da militância e das lideranças políticas. Pela manhã, ele recebe o título de cidadão da Câmara de Vereadores de Manaus. Em seguida, concede uma entrevista para os principais veículos de comunicação local. Nesses dois compromissos, terá a companhia de Marina Silva. À tarde, ele visita o empresário Phelipe Daou, da Rede Amazônica, e Marina, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Às 19h, os dois se reunirão novamente e participam de uma conversa com a juventude do partido.
Já no sábado (26), haverá mais um seminário programático do PSB/Rede para discutir as diretrizes do programa de governo do partido. Marcelo Ramos acredita que o evento terá a participação de mais de 500 pessoas.