Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DO ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DO ADEMAR RAFAEL

Sabedoria de taxista

Tenho um hábito antigo que é ao entrar em um táxi puxar conversa com o motorista sobre futebol e política. Destes diálogos sempre tiro grande lições. Este texto focará questões políticas.

Já ouvi taxista dizer que Maluf caso roube é por ser portador de “cleptomania”, não o faz por necessidade. “Ele é um homem rico doutor”, disse-me o eleitor malufista. O taxista da capital bandeirante com um pouco mais de tempo teria mudado meu ponto de vista sobre o ex-governador paulista.
Recentemente em um trajeto de mais ou menos quinze quilômetros um taxista bateu todos recordes de informações sobre política nacional. Ao entrar no táxi lotação ele já estava conversando com os outros passageiros, não precisou provocar o assunto.
O cidadão em pouco mais de cinco minutos falou sobre Joaquim Barbosa, o Santo do Supremo; comentou sobre a negligência da presidente Dilma no caso da compra da refinaria nos Estados Unidos e destacou o patrimônio do filho de Lula, incluindo o cachê de Roberto Carlos na propaganda do Friboi.
Durante a parada teve tempo de dizer que a solução será Aécio Neves. “Este sim vai acabar com estas esmolas das bolsas diversas e criar somente uma no valor de um salário mínimo”, garantiu o taxista. Segundo seu ponto de vista o neto de Tancredo impedirá que o Brasil seja transformado em uma nova Cuba.
Enquanto caminhava até o trabalho pensei: Como uma desenvoltura desta este taxista está habilitado para ser um comentarista político de um jornal da televisão e porque não o editor? Pense em um cidadão com resposta para tudo, de forma rápida e contundente, Arnaldo Jabor que se cuide. 
O motorista, verdadeiro “the flash” vocal, de forma pragmática me fez ver que a comunicação tem que ser rápida e certeira, não temos tempo para conversas demoradas. Pena que a viagem foi rápida, não houve espaço para uma perguntinha sobre a copa do mundo de 2014. Tenho certeza que os gastos com estádios e as chances do Brasil seriam detalhados em fração de segundo.
Por: Ademar Rafael

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários