A 21ª Ação Global chega ao Agreste repleta de novidades. Neste sábado (26), a população de Gravatá e cidades vizinhas poderá usufruir de serviços especiais para as mulheres, tema do evento deste ano, mini cursos de empreendedorismo e geração de renda e atendimentos gratuitos de saúde, emissão de documentos, corte e cabelo, entre outros. A meta do SESI é realizar 40 mil atendimentos na iniciativa em parceria com a Rede Globo, empresas, instituições públicas, ongs e voluntários. Os moradores da região devem procurar os estandes da Ação Global na Escola Estadual Devaldo Borges, na av. Joaquim Didier, 153, no Centro de Gravatá, das 9h às 17h.
Um dos espaços será totalmente dedicado ao público feminino: na programação, minicursos de automaquiagem, aplicação de Reiki e massagens relaxantes, cortes de cabelo e palestras de empreendedorismo feminino, com exposição de artesanato da Associação das Mulheres Gravaenses. De acordo com a coordenadora do projeto em Pernambuco, Fernanda Pinho, “as mulheres são a temática deste ano porque elas são as multiplicadoras do conhecimento na família e replicam informações de saúde e qualidade de vida com mais facilidade”.
Será aberto a todos a participação em cursos rápidos de fabricação de pizza, customização de roupas, confecção de acessórios com retalhos de tecido e elaboração de produtos artesanais aromatizados. O Sebrae também fará palestra sobre como abrir empresa, e os interessados poderão renegociar dívidas com a Celpe. Na área de saúde, consultas com clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista, ginecologista, dentista poderão ser feitas na hora. Exames de câncer de mama, próstata, sangue e vacinação contra gripe e hepatite B estarão à disposição das pessoas.
“O Agreste foi escolhido pela 12ª vez porque abriga um forte polo industrial, com 2500 empresas e mais de 35 mil trabalhadores. O SESI quer chegar perto do industriário com serviços que também beneficiem seus familiares”, diz o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real. Gravatá será a primeira cidade a receber o monumento que marca a passagem da Ação Global pelos municípios.