Home » Sem categoria » SECRETARIA DE SAÚDE DE SERRA TALHADA REALIZA PALESTRA SOBRE MUCOPOLISSACARIDOSE

SECRETARIA DE SAÚDE DE SERRA TALHADA REALIZA PALESTRA SOBRE MUCOPOLISSACARIDOSE

De nome estranho e classificada como doença rara, as mucopolissacaridoses são doenças metabólicas hereditárias causadas por erros inatos do metabolismo que levam a falta de funcionamento adequado de determinadas enzimas, que são substâncias que participam de muitas reações químicas no nosso organismo mantendo-nos vivos e com saúde.
Visando uma maior disseminação do conhecimento sobre os tipos I, II, III, IV e VI, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada (SMS) promoveu na manhã desta segunda-feira (24), palestra com o Médico Hepatologista, Dr. Marcelo Soares Kerstenetzky, coordenador do CETREIM (Centro de Treinamento em Erros Inatos do Metabolismo – IMIP – Recife – PE).
A palestra, voltada para profissionais de saúde da atenção básica visa o treinamento destes profissionais no diagnóstico precoce da doença, que embora não tenha cura, sendo tratada previamente através de medicamentos, pode reverter alguns malefícios causados pela mesma, como também prevenir problemas futuros.
Um agravante no tratamento da doença relatado pelo Dr. Marcelo, é que os medicamentos não estão na lista daqueles distribuídos gratuitamente pelo governo, sendo necessário que a família do paciente entre com uma ação na justiça para assim obter o beneficio.
“Hoje em média leva-se até 10 anos para que seja feito o diagnóstico, com tanta demora a doença já tem comprometido muito o organismo do paciente”, relatou Dr. Marcelo Soares Kerstenetzky.
A doença que é classificada como multissistêmica, ou seja, que tem como característica afetar vários órgãos tem até 25% de chance para ser transmitida ao feto durante a gravidez.
Além do CETREIM , o Estado de Pernambuco disponibiliza atendimento para a doença de mucopolissacaridoses no Hospital Regional Inácio de Sá em Salgueiro no Sertão Central  e no Hospital Dom Malan em Petrolina, sertão do São Francisco, 

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários