Home » Sem categoria » ROTAS DE INTEGRAÇÃO ESTIMULAM FRUTICULTURA EM ALAGOAS

ROTAS DE INTEGRAÇÃO ESTIMULAM FRUTICULTURA EM ALAGOAS

O Ministério da Integração Nacional (MI), em parceria com o Ministério da Agricultura e o governo de Alagoas, lança, nesta sexta-feira (21), o Programa Rota da Fruticultura no agreste alagoano. O convênio celebrado com o Estado visa a adensar e estruturar a cadeia produtiva de frutas e deve beneficiar 16 municípios, contemplando 1.100 produtores.

Beneficiado pelo Programa Rotas de Integração Nacional, que apoia outros seis segmentos produtivos, o convênio deve receber R$ 5,7 milhões para a construção da unidade agroindustrial, aquisição de equipamentos e veículos, e acompanhamento técnico para os produtores.

“As ações de estruturação da cadeia produtiva de frutas em Alagoas já teve início. No final do ano passado, celebramos um convênio com a Prefeitura de Igaci (AL) para implantação de agroindústria de processamento integrado de frutas, visando ao incremento da produção da agricultura familiar, no território do agreste alagoano. O segundo passo é implantar a Unidade de Beneficiamento de Frutas da Região – primeira ação para estimular a produtividade, qualidade e maior lucratividade entre pequenos produtores de frutas do Estado”, conta o coordenador-geral de Programas Subregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, Marcos Sant’Ana.

Segundo ele, a partir destas ações pretende-se aumentar a produção dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), criando mais integração econômica, inovação e qualidade. “A unidade vai beneficiar frutas regionais, como abacaxi, pinha, caju, banana, graviola. Os agricultores passarão a comercializar geleias, doces, polpas, sucos concentrados e frutas desidratadas, com maior valor agregado”, garante.

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e tem por objetivo promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do País aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.

Para a cerimônia de lançamento da Rota de Integração da Fruticultura foram convidados os prefeitos das cidades onde trabalham os produtores que vão usar a unidade de beneficiamento.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários