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PATRIOTA REÚNE-SE POR MAIS DE CINCO HORAS COM RESPONSÁVEIS PELA OBRA DE SANEAMENTO GLOBAL EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Em uma reunião que durou mais de cinco horas, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reuniu todos os gestores, públicos e privados, envolvidos na execução das obras de saneamento no município. Na pauta, a definição de metas e compromissos para minimizar os transtornos que a obra vem causando à população. “Todos nós sabemos dos grandes benefícios que o saneamento traz, seja para a saúde, para a melhoria na qualidade de vida, seja para o meio-ambiente. Mas sabemos também, que toda obra desse porte também provoca transtornos, buracos, quebradeira, poeira. Sentamos para tentar diminuir esses problemas,” avaliou Patriota.
A reunião já estava agendada desde o final de Fevereiro, e contou com os principais representantes da MAF (empresa que executa a obra), BECK Souza (gerenciadora contratada pela Compesa para fiscalizar a obra), Compesa e Coodevasf, estas últimas responsáveis pelos investimentos. Além é claro, da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A reunião foi ontem (12), teve início às 15 horas, no Centro Tecnológico, e terminou depois das 20 horas.
Na abertura do encontro, Patriota fez questão de destacar para os técnicos o alto grau de exigência e esclarecimento da população afogadense. “Temos duas emissoras de rádio, mais de quinze blogs, e a nossa população é bastante exigente no que diz respeito à qualidade dos serviços públicos prestados. O que é natural e bom para nós gestores. Nos desafia a fazer mais, a fazer o melhor que pudermos,” afirmou Patriota.
Patriota apresentou o modelo de gestão e planejamento, com foco em resultados, implantado  pela gestão. “É isso que queremos fazer com a obra do saneamento daqui por diante. Plano operativo, ata das reuniões, prazos a serem cumpridos, e o mais importante, a garantia da qualidade dos serviços,” disse Patriota. A primeira definição é que haverá reuniões quinzenais de monitoramento e avaliação, seguindo o mesmo modelo utilizado pela Prefeitura, com prazos, metas e responsáveis para cada ação.
A Câmara de Vereadores esteve representada pelo seu Presidente, Augusto Martins, e pelos Vereadores Luiz Bizorão e Igor Mariano. Participaram da reunião, William Guimarães (engenheiro da Compesa responsável pelo gerenciamento da obra); Ronaldo Catolé Arcoverde (engenheiro da Beck); Maria Rejana Queiroz (Gestora do Convênio pela Coodevasf); Gervilson Duarte (chefe da unidade de empreendimentos socioambientais da Coodevasf); Renato Pereira (Gerente da MAF, Engenheiro geral responsável pela obra), Luiz Henrique Sobral e Alan Távora, os dois últimos também engenheiros da MAFI.
Durante a reunião, foram niveladas as responsabilidades e atribuições de cada ente gestor. As reclamações sobre a obra devem ser direcionadas a Compesa ou a empresa gerenciadora contratada para fiscalizar o serviço, a empresa Beck.
Confira os compromissos assumidos durante a reunião:
1-A empresa MAF se comprometeu a não reabrir valas nos locais onde já foram realizados serviços. Um entendimento mantido é que as ruas que serão calçadas pela Prefeitura possam ser objeto imediato dos serviços da MAF, para que a Prefeitura não pavimente uma rua e depois a empresa quebre todo o pavimento e a Prefeitura tenha que refazer os serviços;
2-A MAF se comprometeu, enquanto durar a obra, em não reabrir valas para implantação de rede mais de uma vez;
3-Já foram colocadas 563 tampas de bueiro, de um total de 1.000 que a obra contemplará. Destas 563, apenas as 120 iniciais foram de concreto e estão apresentando problemas. A MAF se comprometeu com a Prefeitura em iniciar a troca destas 120 por tampas de ferro. A troca terá início até o dia 12 de Abril;
4-A Coodevasf e a Compesa, que financiam o projeto, autorizaram a MAF a fornecer aos moradores três opções de cerâmicas antiderrapantes ou similares para reposição de calçadas. Isso quando não for possível encontrar no mercado o mesmo modelo de cerâmica original da calçada;
5-A Prefeitura de Afogados está elaborando um relatório com todas as ruas que passaram por obras de saneamento e que estão necessitando, urgentemente, de serviços de recuperação do pavimento. O relatório será encaminhado para que a MAF execute os serviços com melhor qualidade;
6-Outra iniciativa, fruto da reunião, é que a MAF irá providenciar sinalização vertical através de cavaletes e placas indicativas, obedecendo sinalização padrão da Compesa.
7-A MAF se dispõe a iniciar os serviços de recomposição de calçada em até sete dias corridos à partir do início da abertura da vala. Segundo técnicos da empresa, esse prazo diminuirá gradativamente;
8-A MAF irá enviar à Prefeitura, todo dia 20 de cada mês, um relatório completo do andamento das obras, com a programação completa do mês seguinte;
9-Na próxima reunião, 26 de Março, a BECK e a Compesa apresentarão um projeto de comunicação, de modo a aproximar as informações da população;

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