Já está aberta ao público pernambucano a mais completa exposição sobre a vida e a obra do curitibano Paulo Leminski, um dos maiores artistas brasileiros.
A Múltiplo Leminski ocupa a Torre Malakoff, no Recife, primeira cidade do Nordeste a receber a mostra itinerante, que já foi visitada por quase 325 mil pessoas. A promoção da mostra é do Governo do Estado.
A abertura oficial da exposição, realizada nesta quinta-feira (27/3) contou com a presença de Alice Ruiz, viúva do artista e coordenadora geral da montagem. Também presente, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, saudou os convidados destacando que “acolher Leminski no Recife tem um valor muito significativo, pois sua obra complexa e sempre atual comunga com as muitas cenas artísticas pernambucanas e certamente vai promover diálogos que são muito importantes para manter viva e renovada a nossa cultura”.
Ainda de acordo com o secretário, “Pernambuco tem agora a oportunidade de conhecer melhor o Leminski escritor, músico, poeta, crítico, um artista múltiplo, referência obrigatória para a arte contemporânea brasileira e mundial”.
A curadoria coletiva da exposição – formada pela poeta Alice Ruiz, viúva de aulo Leminski, e pelas filhas do artista, Aurea e Estrela – optou por destacar, na montagem da mostra no Recife, o espaço destinado ao Catatau, obra emblemática do poeta curitibano, que interage diretamente com a cidade.
Catatau, aliás, é a única ambientação da mostra destinada a apenas uma obra específica do Leminski. Todas as demais são sobre as facetas. Na Torre Malakoff, o Catatau está instalado numa sala exclusivamente para ele.
Confira dias, horários de visitação e não perca esta oportunidade de mergulhar no universo de um dos maiores artistas brasileiros.
Visitação – Múltiplo Leminski na Torre Malakoff
De terça a sexta-feira: das 10h às 18h
Sábados: das 15h às 18h
Domingos: das 15h às 19h